Ontem fez-se história..
Ontem fiz história porque estive lá..
Não foram os 20 mil que a Srª Ministra esperava, foram sim 100 mil, mesmo que a PSP tenha impedido 20 autocarros de Santarém de estarem presentes (por causa cos cintos de segurança dizem eles).
Eu ainda não sou oficialmente professora, mas também já não sou aluna, e ontem lutei pelo meu futuro, porque, após cinco anos de estudo afincado, ainda vou ter que fazer um exame para exercer a minha profissão. Porque, na melhor das hipóteses, terei uma horinhas numa escola em elvas, lá para o ano de 2025. Porque cada vez mais vejo o meu futuro mais negro, e a impossibilidade de ser aquilo para o que estudei...
Logo na viagem vi que ia ser grande, muitos autocarros, e os professores como crianças, acenando uns aos outros e fazendo V de vitória, porque ia ser de certeza..
Ao chegar vi a grandeza real da manifestação, milhares de bandeiras brancas e camisolas pretas, gritos de protesto e palavras de ordem..
Senti-me num novo 25 de Abril, com velhotes a chorar à nossa passagem, com cravos na mão a bater palmas e a dizer que estavamos a fazer história..
Agora, a Srª diz que é irrelevante, 100 mil pessoas discordarem dela..
Esta semana vestirei o preto.. pelos professores, pela democracia e pelo meu futuro.